Feira Internacional de Maputo

FONTE: SAPO Notícias

2013-08-20 20:35:19

Macadâmia, a noz que traz riqueza

Moçambique estreou-se no mercado da noz macadâmia este ano. Pela primeira vez, a empresa Macs-In-Moz exportou para a África do Sul e para a China uma colheita inaugural de nozes de macadâmia.

macadamiaDe acordo com o director da empresa moçambicana Howard Blight, esta experiência pioneira produziu 10 toneladas de nozes, sendo que seis toneladas foram já exportadas ao preço médio de 4 dólares o quilograma e as restantes serviram para expandir os viveiros.

Segundo a publicação Moz Maníacos, a Macs-In-Moz tem já 200 hectares plantados com árvores de macadâmia e tenciona chegar às 300 mil plantas jovens com as nozes que não foram vendidas.

Originária da Austrália, a noz macadâmia tem uma grande força comercial na Austrália, África do Sul e América Central. Este produto é muito utilizado em culinária, em especial em produtos de doçaria e outros especialistas extraem do fruto essência para perfumaria.

Neste primeiro processo as nozes foram enviadas com casca embora a empresa planeie construir uma unidade de descasque em 2015. Blight considera que dentro de 15 anos Moçambique poderá ser um grande produtor mundial de nozes de macadâmia, de acordo com a peça que se pode ler no Moz Maníacos. Para isso acontecer, há um factor bastante favorável que influencia esse crescimento e a posterior aposta no sector: as condições climatéricas.

Embora a Macs-In-Moz seja pioneira na exportação deste produto, não é a primeira a apostar na sua produção já que a Valey Of Macs já colocou 58 toneladas de macadâmia no mercado chinês no ano passado. De facto, segundo a mesma reportagem, já foi implantado na Serra-Chôa um projecto de produção deste fruto

Com cerca de 250 hectares desta cultura, a empresa quer desenvolver a sua produção, duplicando a área de cultivo com a abertura de outros 250 hectares, perfazendo 500. Com este impulso, vários agricultores locais estão a dedicar-se a esta cultura sob a assistência técnica da Valey Of Macs de forma a que a produção tenha a qualidade necessária para o mercado internacional.

SAPO Commentários

NOTÍCIAS RELACIONADAS

FACEBOOK

BANCA DE JORNAIS