Feira Internacional de Maputo

FONTE: Lusa

2013-08-30 15:02:37

"Há ainda muitas oportunidades de investimento português” - Pires de Lima

O ministro português da Economia defendeu hoje que, apesar do recente reforço da presença empresarial portuguesa em Moçambique, há ainda muitas oportunidades de investimento nacional no país.

Conferência de imprensa sobre a reforma do IRC"É bom vermos que, apesar do crescimento que tivemos nos últimos anos, existe ainda um potencial enorme de crescimento para aproveitar nos próximos anos. O copo está meio cheio, e isso é bom", disse, em Maputo, António Pires de Lima.

O ministro participou hoje, na capital moçambicana, num seminário promovido pelo jornal Expresso e pelo banco público Caixa Geral de Depósitos sobre internacionalização da economia e, à tarde, estará presente no Dia de Portugal na Feira Agro-Comercial e Industrial de Moçambique (FACIM).

"Portugal bem precisa de explorar estas oportunidades num país que nos acolhe bem, tem uma atitude muito positiva para com o investimento português, para com a presença de empresas portuguesas e há uma relação que é muito facilitada pela comunicação fácil em português", disse Pires de Lima.

Apesar deste quadro, o ministro aludiu às restrições que Moçambique impõe à presença de trabalhadores estrangeiros, mostrando-se esperançado na sua resolução.

"Em determinados investimentos, mais ligados à tecnologia, ou em áreas muito específicas, é um condicionamento que deve ser ultrapassado com alguma imaginação e cooperação com as autoridades moçambicanas", disse.

Pires de Lima recordou que as exportações portuguesas para Moçambique, no primeiro semestre, aumentaram 10%, e que duplicou a base de empresas nacionais a exportarem para o país do Índico, ao passarem de 1.316, em 2008, para 2.675 em 2012.

"Estamos a fazer uma evolução muito positiva, sustentável, e eu prefiro este caminho que as empresas estão a fazer, de apostas sólidas, seguras, do que estar a propor um clima de euforia que, depois, possa resultar em deceções", disse Pires de Lima.

SAPO Commentários

NOTÍCIAS RELACIONADAS

FACEBOOK

BANCA DE JORNAIS